Devo verificar a suspensão do meu veículo?

Devo verificar a suspensão do meu veículo

Conteúdo

Todos os carros e caminhões são suspensos por uma combinação de molas, amortecedores e suportes. Basta olhar para trás de qualquer uma das quatro rodas e você verá essas peças que trabalham duro e se movem para cima e para baixo até 1.900 vezes a cada quilômetro. Quando você rodar 50.000 milhas com seu veículo, essas peças terão feito seu trabalho 75 milhões de vezes.

Você pode estar se perguntando se deve verificar a suspensão do seu veículo. A resposta é sim.

Uma revisão da suspensão ajudará a mantê-lo seguro

A suspensão do seu carro – as molas, os amortecedores e os suportes – mantém os pneus na estrada. Isso é bom quando você está fazendo uma curva fechada, descendo uma ladeira íngreme, dirigindo em estradas irregulares ou parando para evitar um acidente. Entretanto, quando a suspensão está desgastada, ela pode causar desgaste adicional em outras partes do veículo, inclusive nos pneus.

O sistema de suspensão do seu veículo inclui amortecedores que ajudam na condução, no controle e no desgaste dos pneus. Quando os amortecedores não estão fazendo seu trabalho, você pode ver ou sentir isso. No entanto, essas alterações progridem lentamente com o tempo e podem incluir balanço ou oscilação excessiva, desgaste anormal dos pneus, afundamento ou queda do nariz ao frear. E quando há movimento da carroceria ou da suspensão além do projeto original do veículo, isso pode causar problemas de segurança. 

Esses problemas incluem aumento da distância de parada, redução da tração na estrada e atraso na resposta da direção. A inspeção visual dos amortecedores deve fazer parte da programação regular de manutenção do veículo para ajudá-lo a manter o controle.

Inspeção de seus amortecedores

Parte da verificação da suspensão envolverá a inspeção dos amortecedores. Há vários motivos para você fazer isso.

Seus amortecedores estão danificados

A presença de fluido embaixo do veículo raramente é uma coisa boa. Quando se trata de controle de direção, isso pode significar que a vedação de um dos amortecedores falhou e está pingando fluido hidráulico. Outras indicações de que algo está errado podem incluir danos físicos que você pode ver, bem como uma condução mais pesada. 

Seu controle de direção está faltando

Pode ser a hora de fazer uma verificação da suspensão sempre que você observar desgaste irregular na banda de rodagem, ou se o veículo começar a ficar no fundo do poço, saltar e balançar sobre os solavancos e nas curvas, andar com dificuldade ou mergulhar quando você freia. Novos amortecedores podem ajudar a restaurar a qualidade do seu controle de direção.

Você já deve fazer a manutenção

Seus amortecedores já foram substituídos alguma vez? Eles são os que vieram com seu veículo? Essas peças da suspensão sofrem muito toda vez que você pega a estrada. Os amortecedores podem subir e descer milhares de vezes por quilômetro nas estradas mais suaves. Com o passar do tempo, o desempenho deles diminuirá, e isso só piorará à medida que você aumentar o número de quilômetros rodados. A degradação gradual do seu controle de direção significa que você está perdendo uma direção confortável e segura. E como a mudança pode ocorrer lentamente, talvez você nem perceba. Para corrigir isso, leve seu veículo para uma inspeção da suspensão.

Você quer melhorar seu carro

Sempre que você estiver procurando melhor manuseio, maior estabilidade e mais controle, ou estiver adicionando rodas e pneus maiores, levantando o veículo ou nivelando-o, é um bom momento para atualizar o controle de direção. O peso adicional de rodas e pneus maiores pode sobrecarregar os amortecedores originais, afetando seu desempenho.

Um teste rápido para sua suspensão

Dê uma volta curta e marque qualquer uma das opções a seguir que se aplique ao seu veículo:

  • Você sente o veículo balançar ou a carroceria rolar excessivamente? Em outras palavras, você se preocupa quando faz uma curva fechada?
  • A extremidade dianteira do seu veículo desce quando você freia?
  • Ele salta excessivamente quando você para de repente?
  • Quando está em estradas irregulares, você sente o carro balançar ou deslizar?
  • Quando você passa por uma lombada, o veículo fica no fundo do poço?
  • Você sente muitas vibrações no volante?

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?