Planilha de gestão de inventário para mecânicos

Planilha de controle de estoque para mecânicos_ saiba como criar

Conteúdo

Geralmente, quando iniciamos um negócio, consideramos vários aspectos. Entre eles estão: o local de atendimento aos clientes, a contratação de profissionais, a disponibilização de produtos e serviços de acordo com as demandas do mercado, e as diversas opções de atendimento aos clientes que visitarão sua loja. Uma ferramenta que pode ajudar na organização é a planilha de gestão de inventário para profissionais da mecânica.

No caso de oficinas mecânicas, a dinâmica de avaliação e priorização de diferentes aspectos comerciais não difere de outros tipos de negócio. Mas qual é o problema nisso tudo? A falta de habilidade em se organizar de maneira a ter controle máximo sobre tudo o que ocorre no dia a dia da oficina.

Essa profissionalização administrativa é algo que muitos donos de oficinas mecânicas não possuem. Isso impede que obtenham melhores resultados em termos de lucro e aquisição de novos clientes.

A profissionalização da gestão é possível por meio do uso das ferramentas de trabalho adequadas. Uma delas é a planilha de gestão de inventário para profissionais da mecânica. Isso permite uma abordagem mais estratégica na aquisição de peças e ferramentas que serão verdadeiramente úteis e proporcionarão economia no dia a dia de trabalho.

Utilize um software de planilhas para criá-la

Para criar uma planilha de inventário para profissionais da mecânica, o ideal é escolher uma ferramenta como o Excel ou o Google docs. Dessa forma, tudo ficará bem organizado e auto explicativo para quem a utilizar.

Utilizar um programa de difícil operação pode tornar a tarefa de controlar o inventário da sua oficina mecânica desmotivadora e complicada.

Coluna de entradas

Na ferramenta de planilhas, comece criando uma coluna de entradas. A ideia é alimentá-la a cada novo item que passe a integrar o estoque atual da sua oficina mecânica. Ou seja, os itens adquiridos para serem comercializados.

Coluna de saída

Para garantir o devido controle do fluxo de estoque e tomar as decisões ideais em relação à estratégia logística da oficina, visando obter os melhores resultados para a saúde financeira do estabelecimento, é recomendado criar também uma tabela de saída. Essa tabela deve ser atualizada sempre que uma peça for vendida ou removida do inventário do negócio.

Datas

Para garantir o controle e a rastreabilidade adequados, não se esqueça de adicionar campos na planilha de controle de estoque para inserir informações sobre o dia, mês e ano em que as peças ou ferramentas foram adicionadas ou retiradas do inventário da oficina mecânica.

Prazo de validade

Outra coluna importante a ser incluída na planilha de controle de estoque é aquela que indica o prazo de validade dos itens incorporados ao patrimônio da oficina mecânica. Esse fator é crucial ao retirar as peças para entrega aos clientes, pois aquelas com data de validade mais próxima devem ser priorizadas, a fim de evitar perdas e prejuízos.

Quantidade de unidades

Essa é possivelmente a coluna mais importante em uma planilha de controle de estoque para uma oficina mecânica. As informações contidas nessa seção da planilha determinarão a frequência de promoções e os volumes a serem negociados com os fornecedores.

Custo de cada item

Outra das colunas na ferramenta que será de grande importância dentro do contexto do controle de estoque de uma oficina mecânica é o custo de cada peça, acessório ou material que está registrado na loja. Esse elemento é crucial para a análise de precificação dos serviços, definição de valores a serem cobrados e estabelecimento da margem de lucro desejada no negócio.

Informações de contato do fornecedor

Algo que também possui grande importância em sua planilha de controle de estoque na oficina mecânica são as informações de contato dos fornecedores das peças que entram e saem do estabelecimento. Esse tipo de informação facilita bastante as negociações que terão um impacto direto na lucratividade do negócio.

Motivo da saída do estoque

Recomenda-se também que uma coluna de sua ferramenta de trabalho seja dedicada ao motivo da saída da peça do estoque, tendo em vista que pode haver trocas ou até mesmo “empréstimos” para filiais, dependendo do estilo de administração do gestor do negócio. Isso facilita o rastreamento do item e, inclusive, as negociações relacionadas a esse tipo de transação.

Enfim, uma planilha de controle de estoque para mecânicos é algo que pode ter um impacto significativo na realidade da sua oficina, mas, como observado, depende muito da sua organização e também da forma como você enxerga o negócio como um todo.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?