O alinhamento automotivo, também conhecido como geometria de suspensão, pode ajudar os ângulos de direção do veículo a ficarem na posição correta e ajudar os pneus e o conjunto da suspensão a durarem mais. Também pode melhorar o manuseio e evitar que seu veículo puxe em uma direção ou vibre estranhamente na estrada. Assim, Garantirá a segurança do motorista e passageiros e aumentará a vida útil do conjunto mecânico do veículo.
O que é Alinhamento de direção?
Alinhamento refere-se a um ajuste da suspensão de um veículo – o sistema que conecta um veículo às suas rodas. Não é um ajuste dos pneus ou rodas em si. A chave para o alinhamento adequado é ajustar os ângulos dos pneus, o que afeta a forma como eles interagem com a pista. Refere-se ao processo de ajustar as várias partes da suspensão para garantir que as rodas estejam corretamente posicionadas e paralelas umas às outras. Isso é feito para garantir que o veículo tenha um bom desempenho, uma direção estável e um desgaste uniforme dos pneus
Como saber se preciso de Alinhamento no meu carro?
Existem algumas maneiras de saber se seu carro precisa de um alinhamento de direção. Se você notar um ou mais desses indicadores, seu alinhamento deve ser verificado por um técnico de serviço mecânico em uma oficina de confiança ou auto center especializado:
- Desgaste irregular dos pneus.
- Veículo puxando para a esquerda ou direita.
- Seu volante está fora do centro ao dirigir em linha reta.
- Vibração do volante.
- Direção dura ou rígida
- Falta de resposta na direção, maior dificuldade em manobrar
Como funciona o processo de Alinhamento?
Durante a geometria automotiva, são verificados e ajustados os ângulos de divergência, convergência, camber, caster e toe, que afetam a forma como as rodas entram em contato com o solo. Um alinhamento adequado é importante para a segurança e eficiência do veículo. Quando um técnico verificar o alinhamento do seu veículo, ele estará preocupado principalmente com três coisas:
CONVERGÊNCIA E DIVERGÊNCIA
Convergência e divergência são os ângulos das rodas, que visam compensar a tendência que as mesmas têm de se abrirem ou se fecharem quando o veículo está em movimento e por esta razão esta abertura varia de fabricante para fabricante
O princípio da convergência é quando o ajuste das rodas é mais fechado na extremidade dianteira, como que afunilando o veículo.
A divergência é quando as rodas têm um ângulo mais aberto na extremidade dianteira, o que permite, por exemplo, curvas com mais segurança.
A convergência pode ser regulada e cada modelo de veículo tem um valor específico para os ângulos e a possibilidade ou não de ajustá-los mecanicamente.
Por isso, todos os alinhadores KMC possuem atualizações periódicas de software para disponibilizar a você e seus clientes os parâmetros de fábrica de todos os veículos nacionais e importados que entram no mercado brasileiro.
Leia Também – Qual a Importância do Alinhamento Automotivo?
CAMBER
É o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser igual também nas duas rodas dianteiras. Este ângulo tem o objetivo de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo.
– Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro (desgaste acentuado na parte interna do pneu);
– Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro (desgaste acentuado na parte externa do pneu);
– Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.
CASTER
O ângulo de Caster – visto pela lateral do veículo – é formado por uma linha vertical, que passa pelo centro da roda dianteira, e uma linha que passa pelo centro do pino mestre. Ele será positivo, quando a linha do eixo de direção tocar o solo à frente da linha vertical. E, será negativo quando a linha do eixo de direção tocar o solo atrás da linha vertical.
O ângulo de caster tem por característica manter as rodas retas para frente e não interfere diretamente no desgaste dos pneus, quando mal ajustado (fora da tolerância) pode trazer alguns inconvenientes prejudicando a dirigibilidade.
Por que o Alinhamento de geometria é importante?
O alinhamento de geometria é importante porque afeta diretamente o desempenho e a segurança do veículo e dos passageiros. Podemos citar como benefícios:
- Garantir a sua segurança, dos passageiros e dos motoristas.
- Obter uma melhor economia de combustível.
- Prolongar a vida útil dos pneus e do conjunto mecânico de suspensão do veículo.
- Proporciona “leveza” ao dirigir, uma vez que o carro não estará puxando para a esquerda ou direita.
- Melhora a dirigibilidade no geral, garantindo segurança do conjunto.
Os Alinhadores 3D da KMC Tecnologia Automotiva
Os Alinhadores 3D da KMC Tecnologia Automotiva são o que há de mais moderno no mercado: Tecnologia, velocidade, garantia, pós-venda, Custo-Benefício e software moderno com banco de dados completo. É extremamente importante que o software sempre se matenha atualizado, adicionando toda a frota de veículos que entrem no mercado nacional para não deixar nenhum cliente na mão (Recentemente, adicionamos os veículos da BYD em nosso banco de dados). Oficinas e Auto centers do Brasil inteiro utilizam e aprovam nossas máquinas. Confira agora nossas máquinas de alinhamento 3D.Mande sua mensagem para a KMC agora mesmo que iremos te ajudar em seu projeto!
Leia Também – Entenda a importância do alinhamento, balanceamento e cambagem