Perguntas frequentes sobre alinhamento de rodas

Conteúdo

Você também pode escutar esse conteúdo!

O que é um alinhamento de direção?

Embora às vezes seja sutil, a direção pode ficar desalinhado com a condução diária. Isso reduz a dirigibilidade do seu veículo, diminui o consumo de combustível e causa desgaste precoce dos pneus. Um alinhamento e geometria automotiva é o processo de ajustar os ângulos das rodas do seu veículo de volta às especificações originais para melhorar o contato com a estrada. Esse processo é feito em centros automotivos ou oficinas mecânicas que possuem a Máquina de alinhamento 3D.

O alinhamento é necessário?

equipamentos indispensaveis para o alinhamento e balanceamento de veiculos

Sim, pois ele aumenta a segurança do veículo, mantendo a quantidade certa de pneus em contato com a estrada e evitando que o veículo puxe para a esquerda ou para a direita. Um veículo alinhado adequadamente tem uma condução mais suave e um consumo de combustível ideal. Manter as rodas alinhadas também aumenta a vida útil dos pneus.

O que afeta o alinhamento dos carros?

Com o passar do tempo, o assentamento normal da suspensão, incluindo a fadiga das molas e buchas (almofadas de borracha que amortecem a quantidade de movimento e ruído), alterará gradualmente o alinhamento e a geometria do veículo. Atingir um buraco, passar por grandes lombadas, roçar em um meio-fio ou rolar sobre detritos também pode desalinhar as rodas. Além disso, a direção agressiva, o transporte de cargas pesadas, peças de suspensão/direção dobradas ou desgastadas ou uma leve batida no para-choque podem provocar esse desalinhamento. Para aumentar a segurança do seu veículo, faça o processo de alinhamento duas vezes por ano ou quando comprar pneus novos. Outras ocasiões para verificar o alinhamento incluem:

  • Após um forte impacto com um meio-fio ou buraco
  • Se você sai muito para fazer trilhas
  • Quando os pneus estiverem se desgastando de forma irregular
  • Sempre que você abaixar ou levantar o veículo
  • Quando as peças da direção ou da suspensão que afetam os ângulos dos pneus forem substituídas
  • Se você notar que o veículo se desvia ou puxa para um lado
  • Se o volante estiver descentralizado quando você estiver apontando em linha reta
  • Após um acidente
equipamentos indispensaveis para ofiicnas automotivas modernas

O desalinhamento pode causar vibração no volante?

É pouco provável. Vibrações no volante, no assoalho ou no assento (especialmente em velocidades de rodovia ou estrada) são provavelmente um sinal de que um ou mais conjuntos de pneu/roda estão desequilibrados ou que você está tendo outro problema com os pneus.

O desalinhamento pode causar ruído?

Não. Geralmente, qualquer ruído causado por desalinhamento é causado por desgaste anormal dos pneus. Se os pneus forem a fonte do ruído na estrada, pode ser necessária uma correção do alinhamento. Entretanto, isso não resolverá o problema do ruído.

O desalinhamento afetará meus pneus?

Sim. Se os pneus apresentarem desgaste moderado a grave nas bordas ou desgaste de penas, isso provavelmente significa que estão desalinhados. Isso geralmente é um indicador de que o ângulo do dedo do pé ou da cambagem está desalinhado.

A cambagem afeta o desgaste e as curvas: A inclinação para dentro e para fora do conjunto pneu e roda (visto da frente do veículo) é chamada de cambagem. Quando a parte superior do pneu está inclinada para dentro, trata-se de uma curvatura negativa. A curvatura positiva faz com que a parte superior do pneu se incline para fora. Cada fabricante define um alinhamento de cambagem específico para cada veículo que produz, que pode ser positivo, negativo ou zero (0º). Quando a curvatura está no ângulo correto, o pneu e a roda rolam em linha reta.

Em geral, a cambagem desempenha um papel fundamental no desempenho em curvas. Se a curvatura estiver fora da faixa do fabricante, isso pode causar problemas de manuseio e desgaste excessivo dos pneus, o que custa dinheiro. Se um veículo tiver ajustes de curvatura traseira, o ajuste da curvatura traseira desempenhará um papel importante na estabilidade em linha reta e nas curvas.

A ponta do pé é o ângulo mais importante para a vida útil dos pneus: De todos os ângulos, o dedo do pé pode se desalinhar mais facilmente. Um dedo do pé devidamente calibrado de acordo com as especificações do fabricante (que pode ser ligeiramente positivo ou negativo) estará em zero (0º) quando estiver na estrada. Isso significa que todos os conjuntos de pneus e rodas (dianteiros e traseiros) estão apontando na mesma direção. Quando o dedo do pé está no ângulo correto, há menos atrito com os pneus quando eles rolam. Quando estão virados um para o outro (toe-out) ou um para o outro (toe-in), eles estão basicamente esfregando levemente na estrada a cada quilômetro percorrido. Isso pode reduzir a vida útil dos pneus.

Como é feito o processo de alinhamento e geometria?

alinhador 3d kmc

É feito com uma máquina de alinhamento que mede os ângulos das rodas. Esses ângulos são calculados e comparados com as especificações originais do veículo.

  • O técnico faz ajustes na cambagem, no caster e na inclinação de cada roda, conforme necessário.
  • Uma leitura computadorizada em tempo real mostra quando os ângulos desejados são atingidos.
  • Seu volante é verificado para garantir que esteja centralizado.
  • Por fim, seu veículo é submetido a um rápido teste de direção.

Quais são os tipos de alinhamento?

Alinhamento axial: é o alinhamento mais preciso para veículos sem suspensão traseira ajustável. Somente as rodas dianteiras são ajustadas. Veja como: Não há garantia de que as duas rodas traseiras estejam apontadas para a frente como deveriam estar. Uma pode estar apontada exatamente para a frente e a outra ligeiramente para fora. Ou os ângulos de ambas podem estar errados. Como isso não pode ser ajustado, as rodas dianteiras são alinhadas o mais próximo possível da linha de empuxo, que é a média de onde as duas rodas traseiras apontam. Isso compensa o suficiente para obter um volante centralizado.

Alinhamento das quatro rodas: Isso é feito em veículos com suspensão traseira ajustável, para trazer todas as quatro rodas do veículo de volta às especificações originais do veículo. Todas as quatro rodas são alinhadas ao centro do veículo. Primeiro, os ângulos do eixo traseiro são medidos e ajustados e, em seguida, os dianteiros. Esse é o melhor e mais preciso alinhamento recomendado pelo fabricante para veículos com suspensão traseira ajustável.

Com que frequência o alinhamento é necessário?

quando chega a hora de renovar seus equipamentos da oficina automotiva

Os alinhamentos regulares fazem parte da manutenção básica do automóvel. A detecção precoce do desalinhamento significa que você pode corrigir as posições das rodas antes que ocorra o desgaste prematuro dos pneus. Os carros geralmente saem do alinhamento gradualmente, por isso é importante verificar o alinhamento pelo menos uma vez por ano, ou duas vezes por ano, se você viajar por estradas com piso de terra batida, com sulcos ou cheias de buracos ou então a cada 10.000 quilômetros rodados.

Em que outros momentos o alinhamento deve ser verificado?

  • Após um forte impacto com um meio-fio ou buraco
  • Se você sai muito para fazer offroad
  • Quando os pneus estiverem se desgastando de forma irregular
  • Sempre que você abaixar ou levantar o veículo
  • Quando as peças da direção ou da suspensão que afetam os ângulos dos pneus forem substituídas
  • Se você notar que o veículo se desvia ou puxa para um lado
  • Se o volante estiver descentralizado quando você estiver apontando em linha reta
  • Após um acidente

O alinhamento das quatro rodas é apenas para veículos com tração nas quatro rodas?

1 - kmc tecnologia cliente

Independentemente de terem tração nas quatro rodas, tração dianteira ou traseira, a maioria dos carros e muitos utilitários esportivos atuais podem ser alinhados nas quatro rodas. Esses veículos devem receber um alinhamento das quatro rodas porque a traseira tem a mesma probabilidade de estar desalinhada e causar desgaste irregular dos pneus que a dianteira.

O desalinhamento afeta o consumo de combustível?

Sim. Quando suas rodas estão alinhadas corretamente, há menos resistência ao rolamento. Os pneus com menor resistência ao rolamento sofrem menos atrito, o que pode melhorar a eficiência do combustível. Se a situação persistir, os pneus se desgastam de forma desigual e resultam em pior consumo de combustível.

Alinhamento é o mesmo que balanceamento?

balanceadorar e desmontadora kmc

Não. Alinhamento e balanceamento são dois reparos muito diferentes. O rebalanceamento de pneus é um processo que consiste em colocar pequenos pesos, apenas frações de onças, na roda. Isso garante que o peso da roda seja uniforme em toda a unidade. Embora sejam redondos, os pneus têm imperfeições de fabricação e desgaste que criam áreas mais leves e mais pesadas. Os pesos compensam isso.

O rebalanceamento é feito em uma loja de pneus, colocando-se a unidade roda-peneu em uma máquina de balanceamento de pneus que detecta o desequilíbrio no conjunto pneu/roda. Isso mostra onde está o desequilíbrio e a quantidade de peso necessária para compensar esse desequilíbrio. Na maioria das vezes, isso é feito quando novos pneus são instalados. 

Um alinhamento consertará um volante torto? Direção solta?

Um volante fora de centro é um sinal de desalinhamento. Um alinhamento de roda pode restaurar o volante para uma posição centralizada se não houver outros problemas não diagnosticados.

Quando os ângulos de alinhamento estão fora das especificações originais do veículo, a direção pode ficar levemente solta. Essa condição pode ser corrigida. Porém, se estiver percebendo um movimento do volante muito maior do que o normal, pode haver peças desgastadas da direção ou da suspensão. Nesse caso, as peças soltas devem ser identificadas na inspeção de pré-alinhamento e os reparos devem ser recomendados antes.

Quanto custa um alinhamento?

O custo varia de acordo com o tipo de veículo, a oficina, a região e o tipo de alinhamento. Uma oficina de qualidade informará com antecedência qual é o melhor tipo e quanto custará antes de realizar o trabalho. Uma excelente oficina só cobra pelo trabalho que for realmente necessário quando o trabalho estiver em andamento. Geralmente fica entre R$150,00 a R$250,00

Veja outros artigos relacionados a Geometria automotiva:

O que é Rampa de Alinhamento e geometria e como escolher?
Tudo o que você precisa saber sobre Geometria Automotiva
Entenda a importância da Rampa de Automotiva para a sua oficina
Alinhamento e balanceamento e cambagem
Rampa de geometria
Como escolher um bom fabricante de alinhador automotivo
Por que o alinhador 3D é um ótimo investimento para sua oficína automotiva
Qual a importância da rampa de alinhamento para sua oficína automotiva
Quais são as diferenças entre alinhamento, balanceamento e cambagem
Qual a importância de ter o alinhamento do veículo em dia
Equipamentos indispensáveis para o alinhamento e balanceamento de veículos
As vantagens de se ter um alinhador 3d em sua oficina mecânica
Noções básicas sobre alinhamento de veiculos
Qual a importância da máquina de alinhamento
Saiba como cobrar o alinhamento e balanceamento na sua oficina automotiva
Por que o seu auto center precisa oferecer o serviço de geometria de suspensão
Perguntas frequêntes sobre alinhamento
Geometria do veiculo

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?