O que sua oficina precisa saber sobre bateria de carro elétrico

Conteúdo

Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais destaque como uma opção moderna e ecologicamente amigável. No entanto, surge a dúvida sobre a confiabilidade em comparação com os carros a combustão e a vida útil da bateria.

Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a bateria, componente central dos carros elétricos. A bateria é responsável pela determinação da autonomia máxima do veículo e representa uma parte significativa do seu preço de compra. Um dos maiores receios dos proprietários de carros elétricos é a degradação da bateria ao longo do tempo, o que afeta o desempenho do veículo e seu valor de revenda.

Discutiremos os principais fatores que podem causar a degradação da bateria de um carro elétrico e responderemos questões como o impacto do carregamento incorreto na vida útil da bateria e se devemos optar pelo carregamento rápido ou lento.

toyota usa equipamentos kmc tecnologia

Quais são os fatores que podem prejudicar a bateria do carro elétrico ao longo do tempo

Assim como outras baterias recarregáveis, as baterias dos carros elétricos também podem ter seu desempenho reduzido ao longo do tempo, tanto em termos de potência quanto de capacidade de armazenamento de energia. Para um carro elétrico, é especialmente importante monitorar a quantidade de energia que a bateria pode reter, pois isso afeta diretamente sua autonomia. Esse estado de saúde da bateria pode ser medido e é conhecido como SoH (State of Health, em inglês). Existem cinco principais fatores que contribuem para a degradação do desempenho das baterias de íons de lítio usadas em carros elétricos.

  • Tempo: Os módulos de bateria se deterioram naturalmente. O desempenho da bateria diminui em média 2% a cada ano;
  • Altos níveis de calor: A deterioração da bateria pode ser causada por carregamento ou exposição a altas temperaturas externas;
  • O uso máximo e mínimo da bateria: É aconselhável carregar seu carro elétrico de 20% a 80% até o máximo possível.
  • Altos níveis de corrente elétrica: A corrente maior pode fatigar a bateria e reduzir seu desempenho;
  • Os ciclos de uso incluem: O desgaste da bateria ocorre com cada ciclo de recarga e descarga. Embora seja pequeno para baterias de íons de lítio, pode oferecer uma boa parcela de capacidade após muitos ciclos

O carregamento super rápido pode danificar a bateria?

Existem duas formas principais de carregamento para veículos elétricos: o carregamento rápido (CC) e o carregamento normal (CA). O carregamento rápido possui uma potência inicial de 22 kW, enquanto o carregamento normal varia de 3,7 kW a 22 kW. O carregamento rápido proporciona potências mais elevadas, o que resulta em um aumento maior da temperatura em comparação com o carregamento normal. Estudos mostram que veículos elétricos que são frequentemente carregados por carregadores rápidos de corrente contínua tendem a apresentar um envelhecimento mais acelerado da bateria em comparação com aqueles que são carregados de forma normal.

O envelhecimento mais acelerado da bateria em veículos carregados rapidamente não é exclusivamente atribuído ao carregamento rápido, mas também pode estar relacionado a outros fatores, como o tipo de uso do veículo. É possível que os veículos carregados em carregadores rápidos sejam mais frequentemente utilizados para viagens de longa distância e com maior demanda de energia do que aqueles carregados apenas em estações de carregamento normais. Embora não seja necessário proibir o carregamento rápido para preservar a bateria do carro elétrico, é recomendável utilizá-lo em conjunto com outras formas de carregamento.

Como prolongar a vida útil da sua bateria

Com base nas informações anteriores, você pode seguir os seguintes passos para manter a bateria do seu veículo elétrico em funcionamento:

  • Não deixe seu veículo estacionado enquanto a bateria de sua bateria está próxima de zero ou 100%. Manter a bateria em 20% an 80% é o melhor;
  • Carregue normalmente em vez de rápido. Se você pode carregar seu carro elétrico em casa à noite ou no local de trabalho durante o dia, isso é suficiente.
  • Evite expor seu veículo a temperaturas extremas, como estacionando-o à sombra no verão.
  • Use o seu veículo elétrico o máximo que puder! A bateria de seu veículo é mais útil quando você dirige do que quando está parado no estacionamento.

Quanto tempo dura a vida útil de uma bateria automotiva?

As baterias dos carros elétricos geralmente são recicladas para diminuir seu impacto no meio ambiente quando chegam ao fim de sua vida útil. Geralmente, os fabricantes garantem que as baterias duram 8 anos ou até 75% de sua duração.

Posso melhorar a vida útil da minha bateria enquanto carrega?

A forma como você carrega seu carro elétrico pode ter um impacto na vida útil da bateria. Recarregar ou descarregar a bateria com muita frequência pode causar um desgaste acelerado. É recomendável permitir que a bateria seja descarregada completamente e, em seguida, carregá-la até 100% cerca de uma vez por ano. Isso ajuda o Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS, na sigla em inglês) a entender melhor o funcionamento da bateria. Além disso, é aconselhável evitar recargas rápidas em climas quentes, especialmente em modelos básicos que podem não ter um sistema de refrigeração líquida para a bateria (neste caso, a carga será bloqueada ou reduzida).

A forma como dirijo pode poupar a vida útil da bateria?

Existem alguns princípios de boa condução que podem ajudar a prolongar a vida útil de um carro elétrico. Evitar acelerações bruscas e prolongadas é essencial, pois consomem muita energia da bateria. É recomendado dirigir de forma suave e tranquila. Além disso, aproveitar o freio regenerativo do carro elétrico pode economizar até 20% da autonomia, já que o freio gera energia para recarregar a bateria. Verificar regularmente a pressão dos pneus é importante, pois pneus mal inflados podem ser perigosos e causar desgaste extra na bateria. Por fim, é recomendado usar o carro elétrico regularmente, mesmo para trajetos curtos, pois deixá-lo parado por muito tempo pode levar a um envelhecimento mais rápido da bateria.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?