Profissões automotivas do futuro: quais as expectativas

Conteúdo

O mundo da indústria automobilística tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, impactando a maneira como diversos profissionais desse setor trabalham, desde os condutores até os técnicos e mecânicos. Diante desse panorama, é possível que as profissões do futuro sejam um pouco distintas das que estão em alta atualmente. Ter conhecimento sobre quais ocupações serão mais valorizadas na próxima década pode conferir uma grande vantagem em relação aos concorrentes.

Identificar essas profissões pode ser um desafio, pois há muitos fatores que influenciam seu desenvolvimento. No entanto, se você estiver familiarizado com as mudanças do mercado e como elas afetam o cotidiano de sua oficina, será capaz de chegar a conclusões sem muita dificuldade.

Como o mercado está evoluindo?

Antes de abordar as profissões, é importante compreender melhor as mudanças no setor automotivo. É muito provável que essas mudanças já estejam afetando o trabalho em sua oficina, mesmo que você não esteja ciente delas. Veja abaixo alguns exemplos.

Ênfase crescente na conectividade

A tecnologia digital está se infiltrando em praticamente todas as áreas do conhecimento e promete melhorar tanto o trabalho dos mecânicos quanto a experiência dos motoristas. Sistemas de navegação integrados, alarmes, monitoramento do motor e outras ferramentas devem se tornar indispensáveis para fornecer o melhor serviço.

Além disso, a alta conectividade também pode ser utilizada para aprimorar o desempenho de sua equipe. O acompanhamento em tempo real das atividades e o compartilhamento de dados, por exemplo, têm um impacto muito mais positivo em suas tarefas do que você imagina.

Veículos autônomos

Um dos resultados dessa maior conectividade e da tecnologia digital em geral é a possibilidade de desenvolver carros que possam se autodirigir sob as condições adequadas. Eles não serão como os veículos vistos em filmes, capazes de manobrar sozinhos em meio a um tráfego caótico, mas já é um grande avanço.

Uma aplicação para esses veículos é em ambientes fechados, onde toda a circulação é realizada por outros veículos autônomos. Se todos estiverem interligados, essa rede de informações permite que cada um deles decida qual é a melhor rota para alcançar seu destino específico. Alternativamente, alguns veículos podem ser programados, por exemplo, para frear automaticamente quando há um sinal claro de colisão.

Veículos leves

Carros mais pesados certamente estiveram na moda por um longo tempo. No entanto, você deve estar ciente de como eles tendem a consumir uma grande quantidade de combustível, mais do que a maioria das pessoas está disposta a pagar diariamente. Por isso, muitos modelos de veículos estão passando por uma “redução de peso” nos próximos anos.

A ideia das fabricantes é bastante simples: diminuir a carga base dos carros sem comprometer o desempenho desejado. Isso leva a várias outras mudanças, como tecnologia aplicada aos motores, compactação de certos componentes e diferentes escolhas de materiais. E cada uma dessas decisões também afeta as demandas que chegam à sua oficina.

Sustentabilidade e economia de combustível

Por fim, antes de falarmos sobre as profissões do futuro, é importante lembrar que a indústria automotiva está cada vez mais focada na sustentabilidade e na rentabilidade dos veículos mais recentes. Com as mudanças climáticas se tornando cada vez mais evidentes e a preocupação com os preços dos combustíveis nos próximos anos, os motoristas e as fabricantes estão buscando veículos com menor consumo e menor impacto ambiental.

Dentre as principais consequências desse pensamento, podemos destacar, por exemplo, a maior presença dos carros flexíveis. Eles funcionam com qualquer proporção de mistura de combustível. Dessa forma, o motorista pode escolher a opção que estiver mais vantajosa em cada momento.

Quais profissões devem prosperar nesse cenário?

Diante de tantas transformações e inovações, algumas profissões devem estar em alta demanda nos próximos anos. Se você deseja se preparar para acompanhar esse crescimento, é recomendável investir nos seguintes aspectos.

Especialista em tecnologia veicular

Como mencionado anteriormente, a tecnologia digital e a conectividade estão cada vez mais presentes na engenharia automotiva e na manutenção de veículos. Portanto, é importante contar com um profissional dedicado e especializado na área de informática e tecnologia digital para atender às demandas do mercado. É aí que entra o especialista em tecnologia veicular.

Como o próprio nome sugere, esse profissional é especializado na parte computadorizada dos carros, principalmente no que se refere aos sistemas de controle, automação e conectividade. Com ele, é possível fornecer serviços voltados para esses componentes ou até mesmo desenvolver soluções de software para veículos.

Mecânico de veículos híbridos

Assim como os carros flex, os modelos híbridos possuem mais de um tipo de combustível, o que permite maior eficiência e economia. No entanto, ao contrário dos primeiros, eles possuem um motor elétrico que complementa a potência do motor a combustão. Embora ainda não sejam tão difundidos no Brasil, espera-se que ganhem bastante popularidade nos próximos anos.

Naturalmente, uma das profissões do futuro aqui será a de técnico especializado. Como esse sistema é muito diferente daquilo com que a maioria dos profissionais de hoje em dia está acostumada, você terá uma grande vantagem se possuir o conhecimento adequado em sua oficina.

Técnico em sistemas elétricos

Por último, mas não menos importante, a crescente presença de carros elétricos e componentes digitais no mercado também leva ao aumento na demanda por técnicos em sistemas elétricos. Ou seja, profissionais que entendam como esses motores funcionam e como realizar sua manutenção de forma adequada.

Mais uma vez, é um tipo de especialização pouco comum atualmente, mas que certamente será muito procurada nos próximos anos, com a chegada dos carros elétricos, da conectividade digital e outros avanços. Capacitar sua equipe para lidar de forma adequada com essas novas tecnologias será fundamental para ter um negócio altamente competitivo. Especialmente quando esses novos modelos ganharem mais alcance e aceitação do público.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?