Confira as melhores sugestões para a organização do ponto de venda (PDV) da sua oficina

Veja quais as melhores ideias para a organização do PDV da sua oficina

Conteúdo

Ao adentrar em uma loja, uma das primeiras impressões que um cliente obtém diz respeito à sua estrutura. Os produtos estão facilmente acessíveis? As vitrines estão bem arrumadas? A organização do PDV é um dos fatores que mais influenciam na decisão do consumidor, e isso não é diferente para uma oficina mecânica. É responsabilidade da gestão da oficina identificar oportunidades-chave de vendas nesse ambiente e torná-lo mais atrativo.

Conquistar a atenção do público é uma estratégia eficaz para mantê-lo interessado. Se os clientes encontrarem o que procuram, aumentam as chances de retornarem à sua oficina e de indicá-la a amigos e conhecidos. Além disso, um ambiente organizado pode contribuir para uma experiência diferenciada. Vamos descobrir como tornar isso realidade?

Por que investir na organização do PDV?

O ponto de venda é como um cartão de visitas. Portanto, quanto mais limpo e organizado estiver, maiores serão as chances de fechar negócio e cativar os clientes. O Waze, uma empresa digital de mobilidade, realizou uma pesquisa recente que constatou que, com a diminuição das restrições causadas pela pandemia, 67% dos entrevistados preferem visitar a loja pessoalmente antes de efetuar uma compra.

Isso ressalta a necessidade de investir na experiência do consumidor. Em um mercado altamente competitivo, um PDV bem estruturado pode ser decisivo na hora de tomar uma decisão. Veja a seguir outras razões para organizar o ambiente.

Otimização do espaço contribui para a organização do PDV

Todos os espaços de uma loja devem ser planejados. Um ambiente apertado, onde é preciso ficar desviando de vitrines e produtos, não é nada atraente. É importante pensar no conforto do cliente. A disposição das prateleiras deve considerar o trajeto que o consumidor precisa percorrer dentro do ponto de venda. A forma como os produtos são organizados deve transmitir uma mensagem e criar um percurso, de modo que os clientes possam percorrer os corredores enquanto fazem suas escolhas.

Facilidade para localizar peças

Essa conveniência não beneficia apenas o cliente. Lembre-se de que nem sempre ele tem tempo disponível para procurar o produto desejado. Além disso, essa prática também auxilia os funcionários, já que ocasionalmente eles precisarão encontrar produtos por algum motivo. Uma prateleira organizada facilita esse processo e torna-o visualmente atraente. Ao expor os produtos, priorize o conforto do consumidor. A comunicação visual é um meio de tornar isso possível.

Ambiente mais agradável para os clientes

Quando o cliente entra no PDV, é a sua oportunidade de encantá-lo. Se possível, disponibilize assentos confortáveis, um ambiente com temperatura agradável e uma área para um café rápido. Reforce com seus funcionários a importância de receber bem os clientes, não apenas sendo educados, mas também gentis e prestativos, colocando-se à disposição. Mesmo que uma venda não seja concluída naquele momento, sua empresa causará uma grande impressão, o que pode ser decisivo em uma visita futura.

Quais são as melhores sugestões para a organização do PDV?

Há um trabalho contínuo por trás de um ponto de venda bem-sucedido. Assim como qualquer estratégia, ela deve ser planejada em conjunto com os setores envolvidos, de forma que todos entendam o objetivo por trás das implementações. Conheça as boas práticas que podem aprimorar a organização do seu PDV.

Iluminação adequada

Muitos comerciantes cometem o erro de destacar apenas os espaços onde os produtos mais vendidos estão expostos. Ou então, dão mais ênfase aos produtos que demoram para sair do estoque. Uma iluminação adequada é essencial para tornar o ambiente mais atraente e, é claro, dar destaque aos produtos. No entanto, essa escolha deve ser embasada em análise de dados para evitar ser aleatória.

Sinalização adequada

Você consegue localizar facilmente todos os produtos no PDV? A sinalização interna é eficiente? Os clientes estão constantemente procurando por consultores para esclarecer dúvidas sobre a localização dos itens? Lembre-se de que a comodidade e o conforto deles devem ser uma prioridade.

A participação do consultor no processo de venda é fundamental, mas deve ocorrer no momento adequado, reforçando a qualidade de um produto e demonstrando sua autoridade no segmento, por exemplo. A sinalização correta é indispensável e contribui significativamente para a organização do PDV.

Cuidado com o excesso de estímulos visuais

O excesso de informações pode comprometer a imagem que você deseja transmitir e prejudicar sua estratégia de vendas. Priorize um ambiente limpo, com comunicação objetiva e em cores neutras ou que estejam alinhadas à identidade corporativa.

Quando há excesso de estímulos visuais, o consumidor enfrenta dificuldades para se orientar no ambiente, sente-se perdido e dificilmente encontrará o que procura. Provavelmente, sairá da loja e desistirá da compra. Portanto, preste atenção na decoração, na disposição dos móveis e em como torná-la suave e discreta.

Organização das peças

A organização das peças é um dos principais passos para organizar o PDV. Pense em uma farmácia: em uma fileira, estão os produtos de higiene; em outra, os suplementos; adiante, os produtos para cuidados com a pele, e assim por diante. Essa distribuição auxilia o cliente a procurar o que está buscando e, dependendo da arrumação, pode levá-lo a descobrir outros itens que ele não estava inicialmente pesquisando, mas que acabe comprando.

Treinamento da equipe

Um time adequadamente capacitado impulsiona qualquer negócio. Para que um PDV mantenha sua excelente apresentação, é necessário contar com funcionários bem treinados. Eles devem conhecer as estratégias de merchandising por trás da organização tão bem quanto as técnicas de vendas. É por meio dessa preparação que se garante que a organização do ponto de venda seja algo constante, uma característica distintiva da sua empresa é uma prioridade para todos os que trabalham nela.

Colocar essas ideias em prática proporcionará uma experiência mais agradável para sua clientela ao circular na sua oficina, e você terá a certeza de que eles estão sendo conduzidos em direção a uma negociação vantajosa. Todo empresário deve compreender o poder que um ponto de venda bem organizado possui, pois ele é o principal beneficiado por essa estratégia.

Manter essa área estruturada também representa uma oportunidade para aprimorar a experiência do cliente, compreender a jornada de compra e conhecer melhor seu público. As consequências de um PDV eficiente são um maior retorno financeiro, não apenas por meio das vendas, mas também pela redução de custos em outras operações da empresa.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?