Melhorando a sua oficina ecologicamente correta com algumas sugestões

Conteúdo

Você também pode escutar esse conteúdo!

A preocupação com a sustentabilidade está em ascensão e as empresas estão cada vez mais em busca de se adaptarem a essa tendência. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e estar em conformidade com as leis de resíduos sólidos, ter uma oficina ecologicamente correta é uma excelente maneira de promover a visibilidade do seu negócio e atender às demandas dos clientes com um diferencial de mercado.

Aqui estão algumas sugestões que selecionamos para você otimizar a gestão da sua oficina, adotando práticas amigas do meio ambiente!

Separando materiais passíveis de reciclagem

O trabalho de reparo automotivo resulta na produção de diversos resíduos. É fundamental separá-los adequadamente para o descarte correto: pneus, peças de plástico, metal ou vidro devem ser separados e encaminhados para reciclagem, o que também gera receita para a sua oficina, já que é possível vender esses materiais para cooperativas.

Descartando óleo de forma apropriada

Caso o óleo retirado de automóveis e motocicletas seja descartado na água do esgoto, pode causar sérios danos aos lençóis freáticos. A forma correta de descartar o óleo é armazená-lo em tambores ou recipientes apropriados, permitindo a venda desse material para refinarias especializadas em seu tratamento.

Coletando água da chuva

Muitas atividades realizadas em uma oficina exigem o uso de água, seja para lavar veículos, peças ou limpar o próprio local de trabalho. A coleta de água da chuva é uma solução para evitar o desperdício e reduzir a conta no final do mês! Com um pequeno investimento, é possível instalar um sistema de captação de água da chuva, utilizando calhas para direcionar a água para um reservatório.

Utilizando telhas transparentes

Ao substituir as telhas convencionais de sua oficina por telhas transparentes, você aproveita a iluminação natural ao longo do dia para realizar suas atividades. Economizar energia elétrica promove o uso de fontes renováveis de energia e resulta em uma conta de luz mais baixa, o que pode ser ainda mais vantajoso durante o horário de verão!

Treinando os colaboradores

Não adianta implementar novas medidas de preservação do meio ambiente em seu negócio se você não treinar seus funcionários e colegas de trabalho para as mudanças na rotina da oficina! A sustentabilidade também deve fazer parte de um bom atendimento e do cumprimento dos procedimentos adequados por parte de todos os envolvidos. Isso é essencial para o bom funcionamento da empresa!

Obtendo um certificado verde para sua oficina

Adotar práticas responsáveis com o meio ambiente é um passo importante para o crescimento de seu negócio. O investimento vale a pena, apesar do capital inicial necessário, pois traz grandes benefícios para a lucratividade de sua oficina.

Para divulgar seu trabalho e atrair clientes interessados em empresas ecologicamente corretas, é importante obter certificações ambientais que atestem sua sustentabilidade. Assim, sua empresa se tornará mais sustentável e ganhará reconhecimento público!

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?