7 falhas na administração da oficina mecânica e como evitá-las

7 erros na gestão da oficina mecânica e como evitá-los

Conteúdo

Você também pode escutar esse conteúdo!

Nas oficinas, a eficácia da administração é o fator mais crucial para determinar o sucesso do empreendimento. Especialmente no primeiro ano, quando a maioria dos problemas surgem. Diversas falhas na gestão da oficina mecânica podem ser evitadas com um pouco de preparação.

Dentro da gestão de uma oficina mecânica, existem várias tarefas minuciosas envolvidas, que podem ser bastante exigentes para um empreendedor. No entanto, ao executar esses processos corretamente, você logo perceberá um aumento na lucratividade de sua empresa. Basta estar ciente dessas falhas e saber como evitá-las.

Para ajudar a alcançar melhores resultados, listamos aqui as principais falhas na administração de oficinas mecânicas e o que pode ser feito para evitá-las. Acompanhe!

Kmc e peugeot

Misturar finanças pessoais com as da empresa

Quando se é um microempreendedor ou trabalhador informal, nem sempre é possível ter uma conta bancária separada para o negócio. Por esse motivo, muitas pessoas acabam misturando o dinheiro da empresa com suas finanças pessoais. No entanto, isso é uma grande armadilha para aqueles que desejam fazer seu negócio prosperar. Há grandes chances de você gastar dinheiro da empresa em compras pessoais sem nem mesmo perceber.

A solução, felizmente, é direta e simples: crie uma conta separada para as finanças da empresa e retire apenas um valor fixo por mês para suas finanças pessoais, como um salário. Se sua oficina ainda está no início e você não tem essa opção, tente, pelo menos, fazer os cálculos separadamente.

Não capacitar a equipe

balanceadorar e desmontadora kmc

Um dos principais erros na administração da oficina mecânica é acreditar que sua equipe já possui todo o conhecimento necessário. Em primeiro lugar, muitos profissionais só aprendem a desempenhar uma função quando adquirem experiência. Além disso, novas tecnologias são constantemente introduzidas no mercado automotivo a cada ano, exigindo que sua equipe se atualize e se adapte a essas inovações.

Invista sempre em ações para capacitar melhor sua equipe. Podem ser coisas simples, como sessões de treinamento internas para desenvolver habilidades específicas, operar de forma eficiênte e segura os equipamentos da oficina e oferecer cursos avançados em determinada área, o que resultará em uma melhoria geral na qualidade do serviço e, é claro, na satisfação de seus clientes.

Não pesquisar fornecedores

Quando você decide quais peças adquirir para o seu veículo, é importante buscar aquelas que oferecem a melhor relação entre custo e benefício. Não é vantajoso pagar um valor alto por algo que não atende às suas necessidades, nem economizar demais e acabar tendo problemas futuros. O mesmo se aplica aos seus clientes e às peças utilizadas em cada serviço de manutenção.

Informar-se sobre os fornecedores disponíveis, a qualidade de seus produtos, o atendimento oferecido e os prazos de entrega é essencial para encontrar as melhores opções para a sua oficina mecânica. Não se contente com o primeiro fornecedor com quem entrar em contato, pois ele pode não ser a melhor escolha para o seu cliente nem para o seu negócio.

Falhar em controlar o estoque

Acompanhar o fluxo de mercadorias dentro de uma empresa geralmente é uma tarefa tediosa, demorada e que demanda tempo, o que leva muitos empreendedores a negligenciarem essa atividade. No entanto, além de ser um problema por si só, essa falta de controle também acarreta outros erros na gestão da oficina mecânica.

Primeiramente, não saber a quantidade disponível de cada item em estoque dificulta muito o planejamento. Por exemplo, você não pode substituir um pneu se não houver pneus armazenados. Além disso, no caso de perdas, roubos ou problemas similares, a falta de controle do estoque faz com que esses problemas passem despercebidos por um período maior.

Investir em ferramentas de controle de estoque ajuda a minimizar a complexidade dessa tarefa. No entanto, mesmo com essas ferramentas, é necessário realizar o acompanhamento utilizando os recursos disponíveis.

Não investir em divulgação

Vamos supor que você seja o melhor mecânico do mundo. Quantas pessoas iriam até a sua oficina se não soubessem das suas habilidades? Provavelmente, muito poucas. Não basta oferecer um bom serviço para obter retorno financeiro. É preciso investir adequadamente em marketing para atrair mais clientes e melhorar o desempenho do seu negócio.

Se você atua em uma área específica, como um bairro, concentre seus investimentos nesse local. Utilize ferramentas digitais, redes sociais, cartões de visita, fachadas e outros recursos para chamar a atenção do público. Depois de atraí-los para dentro, a negociação se tornará mais fácil.

Gerenciar o capital de giro de forma ineficiente

De maneira simples, o capital de giro representa o montante de dinheiro necessário para manter sua empresa em funcionamento a cada mês. Por exemplo, se você precisa de R$10.000 para pagar todas as contas, repor materiais e remunerar os funcionários, esse é o capital de giro do seu negócio.

A principal finalidade desse valor é compreender o custo total da sua empresa e quanto você precisa faturar mensalmente. Se o capital de giro estiver excessivamente alto em relação ao seu lucro, por exemplo, isso indica que você está gastando mais do que o necessário.

Cometer erros na precificação

Por fim, mas não menos importante, é possível que você enfrente dificuldades na definição do preço adequado para seus serviços. Muitos empreendimentos acabam cobrando preços muito baixos pelos serviços prestados e, consequentemente, têm dificuldades para manter a estabilidade financeira. Por outro lado, se você cobrar um valor muito alto, poderá afastar seu público-alvo.

Calcular corretamente o preço do serviço envolve uma série de fatores. Primeiramente, é preciso ter conhecimento sobre os custos envolvidos na execução do serviço, desde os materiais e despesas até o tempo e a especialização dos profissionais envolvidos. Também é necessário considerar a margem de lucro e, é claro, as expectativas do público. Se ninguém estiver disposto a pagar um determinado valor, você não receberá pagamento algum.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?