Gerenciamento de custos da oficina mecânica: 5 dicas para ser mais eficiente

Dar atenção especial à gestão de custos da oficina mecânica é sempre uma boa ideia, especialmente em tempos de instabilidade econômica

Conteúdo

Dar atenção especial à gestão de custos da oficina mecânica é sempre uma boa ideia, especialmente em tempos de instabilidade econômica. O empresário deve realmente dedicar tempo para planejar o melhor curso de ação, e é sobre isso que falaremos neste artigo!

Afinal, qual é o impacto da gestão de custos da oficina mecânica?

1 - kmc tecnologia cliente

Sabemos que muitos proprietários de oficinas mecânicas não são responsáveis apenas pelas funções administrativas – eles preferem colocar a mão na massa, seja sozinho ou com suas equipes. Nesse contexto, falar sobre “gerenciamento de custos” pode parecer um daqueles grandes problemas com os quais você não terá tempo ou disposição para lidar.

Mas é muito fácil superar essa barreira, principalmente quando esse empresário entende que, no final das contas, a gestão de custos na oficina mecânica nada mais é do que o controle de tudo o que entra e sai no dia a dia do negócio. Serviços, peças em estoque, reclamações de garantia, despesas com contas de água e luz, internet, substituição e manutenção de equipamentos, pagamento de funcionários… tudo precisa ser levado em conta.

A ideia é que, mês a mês, você tenha um relatório completo de quanto dinheiro precisou gastar e quanto entrou no fluxo de caixa da oficina mecânica. Isso torna mais fácil calcular a lucratividade quando as coisas estão indo bem e, se as contas ficarem apertadas, você poderá identificar muito mais rapidamente uma possível fonte de perda antes que o dano seja irreversível.

Parece um bom plano? Então aprenda a se organizar!

Se a ideia parece interessante, a boa notícia é que reunimos algumas dicas práticas e fáceis de implementar. Dessa forma, você pode melhorar a eficiência da oficina mecânica e garantir um dinheiro extra para investir no crescimento profissional! Tome nota:

1 – Registre tudo

Quando o dono da oficina mecânica está envolvido tanto na administração quanto na operação, é comum que ele anote apenas o dinheiro que entra, até por uma questão de controle. Mas, no final do mês, as despesas são muitas e fica difícil pagar todas as contas.

Para evitar isso, a dica é registrar absolutamente tudo, principalmente as despesas, acompanhando diariamente o resultado. As planilhas do Excel podem ser um bom aliado aqui!

2 – Crie categorias específicas para custos e despesas

Nem todo dinheiro que sai do caixa é uma despesa, e é preciso entender a diferença: contas de água, luz, aluguel, alimentação e material de escritório são alguns exemplos de despesas. Por outro lado, a manutenção da máquina, os salários e a compra de peças são considerados custos.

Esse tipo de categorização ajuda a definir quanto cobrar pelos serviços e, principalmente, a planejar o orçamento mensal da empresa.

3 – Procure ferramentas e soluções úteis

Não tenha medo de usar a tecnologia em benefício dos negócios. Padronizar e automatizar processos pode ajudar muito na gestão do tempo, na redução de custos que não trazem retorno e na criação de mais receita para o fluxo de caixa.

Pesquisando, é possível encontrar boas alternativas de softwares digitais que cabem no seu bolso e podem até ajudá-lo tanto na tomada de decisões quanto na gestão de custos da oficina mecânica.

4 – Conscientize sua equipe

É importante que toda a sua equipe esteja consciente para cuidar e evitar desperdícios, com o cuidado de não negligenciar a manutenção dos equipamentos nem trabalhar com componentes mais baratos.

O foco, na verdade, deve estar em ações mais comuns, como luzes acesas em locais vazios, equipamentos ligados desnecessariamente e desperdício de óleos e lubrificantes em geral.

5 – Encontre um fornecedor de peças confiável

Para fechar a lista, destacamos o passo mais importante para reduzir os custos da oficina mecânica: saber muito bem como controlar seu estoque e, claro, ter um fornecedor de produtos de qualidade. Um verdadeiro parceiro de negócios que não o deixará na mão e ajudará sua empresa a ir mais longe!

Ao utilizar peças de reposição com procedência garantida, você não só garante a satisfação de seus clientes, como também pode reduzir drasticamente os defeitos de aplicação e o retrabalho na rotina diária da oficina mecânica. Além disso, a oficina ganha credibilidade e se destaca da concorrência.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?