Qual a Importância do Alinhamento Automotivo?

qual a importancia do alinhamento automotivo

Conteúdo

O alinhamento automotivo é um serviço extremamente importante, oferecido pelas oficinas mecânicas, auto centers, borracharias etc. É um trabalho rápido e de certa forma simples, se for realizado por equipamento mais modernos, como por exemplo, o alinhador de direção 3D, que garantem a segurança das pessoas e do veículo.

Esse serviço garante o funcionamento correto do conjunto mecânico de direção e suspensão do veículo, garantindo mais segurança ao motorista e todos os passageiros, assim como, a preservação física de vários componentes do automóvel como por exemplo o conjunto da suspensão e pneus.

Iremos abordar mais detalhadamente nesse post sobre o processo de alinhamento e por que você nunca deve deixar esse serviço de baixo custo de lado.

O que é alinhamento automotivo?

equipamentos indispensaveis para ofiicnas automotivas modernas

Alinhamento refere-se a um ajuste dos rodas e a geometria dos ângulos de divergência, convergência, caster, camber e toe em relação a suspensão de um veículo – o sistema que conecta um veículo às suas rodas. A chave para o alinhamento adequado é ajustar os ângulos para ficar de acordo com as especificações de fábrica, o que afeta a forma como os veículos interagem com a pista, garantindo a segurança e performance mecânica. O serviço é realizado por um equipamento chamado de alinhador 3D

Por que devo me preocupar em com o alinhamento do meu carro ?

Devemos nos preocupar com o serviço de geometria e alinhamento automotivo principalmente pela questão da segurança a nossa integridade física e dos passageiros, além de preservar nosso bem material automotivo. Também podemos destacar dentre outros pontos importantes:

  1. Garantir a sua segurança, do motorista, passageitos e pedestres.
  2. Obter uma melhor economia de combustível. 
  3. Prolongar a vida útil dos pneus e do conjunto mecânico da suspensãop do veículo.
  4. Proporciona “leveza” ao dirigir, uma vez que o carro não estará puxando para a esquerda ou direita.
  5. melhor dirigibilidade e facilidade em manobrar

Desta forma, um carro devidamente alinhado aos padrões de fábrica, proporciona um veículo mais estável e confiável, principalmente nas estradas de alta velocidade onde devemos ter a certeza da confiabilidade mecânica de nosso automóvel.

Melhorando a relação de atrito entre o solo e pneu, o alinhamento correto beneficia a economia de combustível para o veículo, assim como evita o desgaste prematuro e irregular das rodas.

Leia Também – Alinhamento 3D, CCD ou a Laser – Qual é a Melhor Opção 

Como devo fazer o Alinhamento do meu carro?

por que o seu auto center precisa oferecer o serviço de geometria de suspensão

O alinhamento do carro é feito por máquinas de alinhamento automotivo. A tecnologia mais moderna e eficiente de equipamentos atualmente é denominada de alinhadores 3D. Se trata de uma máquina mais moderna que garante o alinhamento correto dos ângulos de direção e geometria automotiva completa por meio de câmeras de alta resolução que proporcionam resultados mais assertivos e precisos. Sendo assim, na hora de alinhar o seu veículo, de preferência a centros automotivos/oficinas que utilizem esse tipo de máquina em seu inventário. O processo é feito rapidamente em poucos minutos e é um serviço de baixo custo, extremamente importante e necessário.

E como saber a hora certa de realizar a geometria do meu veículo?

Essas características já são ótimos indicativos de que chegou a hora de alinhar seu automóvel: 

Veículo não se mantém reto na pista

É a característica mais fácil de identificar se chegou a hora de fazer o alinhamento. Com os ângulos incorretos, o carro tende a puxar para alguma direção, não conseguindo se manter alinhado à pista em seu movimento. Para fazer esse teste, basta soltar o volante durante o movimento na posição reta e perceber se o carro permanece na faixa reta ou esta puxando pros lados.

Manutenção preventiva do veículo

No manual do veículo, contém todas as informações referentes às manutenções do veículo, geralmente acontece a cada 10 mil quilômetros, realizado juntamente com o alinhamento e balanceamento.

Impacto muito forte do veículo em relação a pista

Outra maneira de desalinhar as rodas do carro é passando por buracos, pedras ou impacto em guias. Dependendo da força que ocorre esse impacto, danos na direção e suspensão do veículo podem acontecer, sendo necessário o novamente o serviço de alinhamento para ajustarmos todos os angulos corretamente e verificar se houve algum dano a suspensão do veículo. 

Quando houver substituição de componentes referentes a suspensão e direção

Geralmente o centro automotivo responsável pelo reparo incluirá o serviço de alinhamento no orçamento completo após o conserto ou substituição de algum componente referente a suspensão ou direção. Sempre que houver essas mudanças, o veículo precisa voltar aos padrões de fábricas através dos ângulos de alinhamento, caster, camber etc.

Quando houver a substituição dos pneus

Após a troca dos pneus, o borracheiro também precisa recomendar o serviço de alinhamento para ajustar todos os ângulos. Um auto center ou oficina mecânica mais completa, terá disponível em seu portfólio os alinhadores 3D, realizando as correções de maneira mais rápida e precisa possível.

Leia Também – O que Você Precisa saber sobre Alinhamento de Carro 

Alinhadores KMC

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?