Você também pode escutar esse conteúdo!
Uma das melhores sugestões para organizar uma oficina de automóveis é investir em uma gestão eficiente de crescimento interno. Com isso, é viável obter melhorias na produtividade e evitar erros e despesas no processo de gerenciamento do negócio. Nesse contexto, um dos tópicos relevantes é a criação de um planejamento de gastos
Isso ocorre porque sabemos que o setor financeiro é uma das áreas vitais para a sustentabilidade de qualquer empresa. Portanto, é fundamental ter uma boa administração das despesas para evitar déficits e desorganização quando se trata de contas de serviços automotivos.
Embora seja um assunto de grande importância, muitos gerentes ainda não compreendem a necessidade de registrar os gastos em cada operação de reparo. Isso prejudica os lucros e aumenta as despesas. Portanto, para ajudar você a entender melhor sobre o tema, reunimos as principais informações sobre como criar um planejamento de gastos.
Qual a importância de criar um planejamento financeiro?
É comum encontrar profissionais que, ao lidar com um cliente pela primeira vez, determinam um valor qualquer pelo serviço, com o objetivo de fechar o acordo a qualquer custo. Essa atitude pode não ser vantajosa para a empresa, já que o valor total do serviço pode ultrapassar o valor previamente estipulado ao consumidor.
Portanto, é necessário enfatizar a importância de criar um planejamento financeiro. Esse recurso garante uma melhor organização das atividades em relação aos custos envolvidos no processo de reparação. É possível até mesmo estabelecer os preços para a execução de uma determinada manutenção, levando em consideração o valor das peças do reparo, os materiais utilizados no trabalho e a mão de obra.
Como criar um planejamento financeiro?
Embora possa parecer um procedimento aparentemente simples, muitas vezes é negligenciado pela maioria dos profissionais. É importante prestar atenção em alguns pontos específicos ao elaborar um planejamento financeiro. Confira agora os principais!
Leve em consideração os custos e despesas
Normalmente, ao determinar os valores para o serviço de reparação, os profissionais se baseiam principalmente na média de preços de manutenção praticada pela concorrência. No entanto, nem sempre essa é a forma mais adequada de precificar um serviço.
Isso ocorre porque a sua oficina pode ter custos e despesas adicionais que outros negócios não possuem. Por exemplo, a cultura de atendimento e a qualidade do trabalho podem exigir um maior investimento em equipe e em peças de boa procedência. Dessa forma, o valor final da manutenção pode ficar um pouco acima da média.
Calcule o preço da hora de trabalho dos mecânicos
Ao elaborar o planejamento financeiro para uma oficina mecânica, também é importante considerar o preço da hora de trabalho dos colaboradores. Esse parâmetro é influenciado pela média de remuneração do mercado, mas deve ser adaptado à realidade da sua empresa. Ou seja, você precisa calcular os valores de produção dos mecânicos levando em conta fatores como qualificação, experiência e proatividade desses profissionais.
Logicamente, quanto mais qualificado for o trabalhador, mais cara será sua hora de trabalho. Tendo isso em mente, você deve criar um planejamento de serviço que leve em consideração qual membro da equipe mecânica realizará o trabalho, bem como o valor correspondente à sua hora de trabalho. Dessa forma, os valores podem ser estabelecidos de forma adequada.
Calcule o valor de cada peça substituída ou reparada
Outro aspecto que muitas vezes é esquecido ao contabilizar o planejamento financeiro é o custo relacionado à aquisição dos materiais e peças necessários para a manutenção. Afinal, nem sempre a oficina terá o produto necessário disponível em estoque. Nessa situação, é necessário fazer o pedido, o que pode acarretar em custos adicionais, como frete e outros detalhes.
Quando o profissional não realiza essa análise, os lucros provenientes do serviço podem ser comprometidos. Por isso, é sempre importante calcular o valor de cada peça substituída ou reparada antecipadamente, a fim de chegar a um orçamento adequado para a empresa e o cliente.
Calcule o markup
Antes de abordar especificamente o cálculo do markup, é interessante destacar o significado desse termo. O markup é uma forma de avaliar o custo total e a lucratividade esperada com um determinado serviço. Assim, esse parâmetro pode ser encontrado utilizando a seguinte fórmula:
100 ÷ [100 – (DF + DV + LE)]
Lembrando que DF representa as Despesas Fixas, DV refere-se às Despesas Variáveis e LE representa o Lucro Esperado. Com essa fórmula, é possível encontrar a porcentagem das despesas. Com o resultado, é possível obter o valor total do serviço. O orçamento, então, será a soma do custo dos materiais utilizados com as horas trabalhadas e o markup.
Como criar um planejamento financeiro para compras parceladas?
Por último, vamos abordar como criar um planejamento financeiro em casos em que a compra é feita de forma parcelada. Isso pode ser algo comum no setor, uma vez que nem sempre o cliente terá condições de efetuar o pagamento à vista, principalmente quando se trata de imprevistos com o veículo.
Ao oferecer, por exemplo, a opção de parcelar o serviço em até 12 vezes, você está proporcionando ao cliente uma alternativa para contratar os serviços da sua empresa. Nesse caso, você pode utilizar uma máquina de cartão como recurso para facilitar a transação. Isso permitirá maior segurança na negociação e tornará o atendimento mais completo e satisfatório para o cliente.
Agora que você já sabe como criar um planejamento financeiro para uma oficina mecânica e suas principais particularidades, deve ter percebido que esse processo é de extrema importância para a saúde do seu negócio. Portanto, ele deve ser realizado levando em consideração pontos estratégicos no cálculo das despesas e lucros.