Conceito de Estética automotiva e como adicionar esse serviço na sua oficina.

Confira o que é estética automotiva e como incorporar esse serviço na oficina

Conteúdo

Você também pode escutar esse conteúdo!

Estética automotiva é o serviço mais recomendado para aqueles que desejam dar ao seu veículo um aspecto mais elegante e mantê-lo com aparência de novo. É como levá-lo a um salão de beleza, com o objetivo de preservar o carro dentro dos padrões de fábrica ou melhorar ainda mais sua aparência.

Essa atenção visual não só torna o veículo mais aconchegante, como também aumenta seu valor de mercado, caso você esteja pensando em vendê-lo. Geralmente, esses serviços são realizados em oficinas especializadas, por profissionais qualificados e treinados para essa tarefa.

Se você quer saber mais sobre como melhorar a aparência do seu carro e deixá-lo ainda mais bonito, continue lendo este artigo e descubra mais sobre a beleza automotiva. Confira!

O que é Estética Automotiva?

A estética automotiva envolve a aplicação de técnicas que vão desde a limpeza do veículo até a restauração da pintura e peças desgastadas, além de detalhes e personalização do carro. O objetivo é deixá-lo renovado, com uma pintura mais bonita e corrigir quaisquer defeitos, valorizando assim seu veículo. Em geral, o foco é tratar a pintura do carro em todas as suas camadas, principalmente o verniz e a tinta.

Esse tipo de serviço não apenas restaura a aparência do veículo, mas também desempenha um papel importante na proteção do acabamento, prevenindo a corrosão e a degradação de certos componentes do carro. Além disso, o cuidado estético pode valorizar muito o veículo, tornando-o mais atraente para a revenda, por exemplo.

Nesse sentido, podemos dizer que, com o aumento das vendas de veículos usados, a beleza automotiva se tornou um serviço ainda mais valorizado. Afinal, o uso dessas técnicas aumenta o valor de revenda.

Portanto, oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes pode agregar valor à sua oficina, pois expandir suas opções é uma ótima maneira de atrair e fidelizar consumidores. Dessa forma, ao entrar nesse ramo, sua oficina garante uma vantagem competitiva no mercado e se destaca entre os consumidores que procuram por esses serviços.

Quais são as principais etapas do cuidado estético automotivo?

Considerando que os veículos requerem cuidados específicos, existem vários serviços de cuidado estético automotivo que valorizam o automóvel e aumentam sua vida útil. A seguir, apresentamos alguns exemplos mais comuns encontrados no mercado. Confira!

Limpeza interna

A limpeza interna é talvez o serviço mais básico do cuidado estético automotivo, mas faz toda a diferença. É uma solução que realiza uma limpeza profunda no interior do veículo, removendo manchas e sujeiras difíceis de detectar e eliminar, além de ser capaz de eliminar bactérias e fungos, o que traz benefícios para a saúde.

Quando feito corretamente, esse procedimento inclui a limpeza do teto, painel, portas, vidros, tapetes, carpete e estofados, além do ar-condicionado e do motor.

Nos carros com bancos de couro, ainda existem cuidados especiais após a limpeza, a fim de evitar o desgaste dos estofados, que se torna visível com o tempo. Nesse caso, recomenda-se a hidratação dos bancos, utilizando produtos específicos para criar uma camada de proteção.

Polimento e proteção

O polimento é um método utilizado para remover riscos e proteger a pintura e a lataria do carro, proporcionando um aspecto mais espelhado e brilhante, além de manter o verniz mais nivelado. Além disso, por ser um procedimento mais complexo e refinado, o polimento possui um valor mais elevado em comparação com outras técnicas semelhantes.

Para garantir uma proteção adicional à carroceria, alguns clientes optam pelo processo de proteção, que consiste na aplicação de uma camada de vidro líquido e de um produto hidrofóbico (repelente à água).

Além de oferecer resistência às mudanças climáticas, raios ultravioleta, maresia e sujeira que podem danificar a lataria, o brilho e a intensidade da cor também são realçados. Dependendo do processo, a proteção pode durar mais de um ano.

Sanitização com ozônio

O serviço de sanitização é realizado através do uso de ozônio, um desinfetante natural que possui uma capacidade de limpeza muito mais poderosa do que o cloro.

Por meio desse procedimento, é possível eliminar bactérias, vírus e fungos, além de eliminar odores desagradáveis, como o cheiro de cigarro e de líquidos ou alimentos derramados. Dessa forma, é possível prevenir uma série de problemas de saúde para o proprietário do veículo e melhorar a qualidade do ar.

Cristalização dos vidros

A cristalização dos vidros é um dos serviços de estética automotiva que proporciona mais segurança ao consumidor, pois esse procedimento garante a impermeabilização do para-brisa do carro. Trata-se de uma técnica que descontamina e protege os vidros do veículo de efeitos prejudiciais. O resultado é a criação de uma camada protetora transparente.

Com a cristalização, os vidros ficam protegidos contra a salinidade do mar, respingos, poeira e outras sujeiras que podem aderir à superfície. Dessa forma, após a realização do procedimento, a água é repelida pelo vidro, garantindo a visibilidade do motorista mesmo durante uma chuva intensa.

Reparo por desamassamento sem pintura

O reparo por desamassamento sem pintura, conhecido como “martelinho de ouro”, é um diferencial oferecido pelas oficinas em seus serviços de estética. Esse procedimento é voltado para a recuperação rápida de pequenos danos, sem a necessidade de danificar a pintura.

Pequenos arranhões podem ser corrigidos com o martelinho de ouro, preservando a estética original do veículo sem a necessidade de reconstruir a lataria.

Como incluir serviços de estética automotiva na oficina?

Para incorporar serviços de estética automotiva em sua oficina mecânica, é necessário, em primeiro lugar, definir os tipos de serviços que serão oferecidos. Os mais comuns são o reparo por desamassamento sem pintura, a limpeza interna e a pintura automotiva, mas, como o mercado é amplo, você pode diversificar os serviços oferecidos.

Investir em ferramentas adequadas e mão de obra qualificada é essencial para o sucesso do negócio. Além disso, ter uma localização favorável, com uma infraestrutura adequada, e promover seu trabalho contribuirá para o crescimento da oficina de estética automotiva.

No entanto, lembre-se de que, se você deseja trabalhar nesse ramo, é necessário capacitar toda a sua equipe. Como mencionado anteriormente, a estética automotiva requer cuidado e deve ser realizada com os produtos e técnicas apropriadas.

Além disso, vale ressaltar que, além dos serviços profissionais, a estética do veículo também depende da manutenção e dos cuidados realizados pelo proprietário do carro. Cuidar da lataria, fazer uma limpeza regular e evitar o uso de objetos que possam causar danos são alguns dos cuidados específicos que devem ser adotados com frequência.

Como você pode perceber, a estética automotiva restaura a proteção da pintura do carro por meio de processos avançados, garantindo uma aparência de novo e mantendo a lataria protegida por um longo período. Sem dúvida, é um serviço que vale a pena ser incorporado em sua oficina!

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?