Alinhamento 3D reduz o desgaste de pneus e suspensão

Conteúdo

A geometria da suspensão é um componente muito importante porque corresponde às medidas corretas para a distância entre os eixos e os ângulos de inclinação das rodas que foram determinados durante a fase de desenvolvimento do projeto do veículo. O termo “alinhamento de direção” refere-se à manutenção dessas dimensões.

Um veículo que não atende às especificações de alinhamento da suspensão do fabricante pode causar arrasto dos pneus em curvas, desequilíbrio das forças que atuam no veículo enquanto ele está em movimento e desgaste prematuro dos componentes da suspensão e dos pneus devido a uma má distribuição de cargas sobre os eixos.

Os equipamentos de Alinhamento 3D foram desenvolvidos para realizar esta verificação de conformidade e correções subsequentes.

O processo começa colocando o veículo sobre uma plataforma de testes, que permite acesso ao interior do carro. Ao alinhar, as rodas são mantidas sobre trilhos.

Funcionamento da máquina

Kmc e peugeot

Ao chegar à plataforma, as rodas são colocadas sobre suportes giratórios, permitindo a leitura do cáster. Os aros das rodas contém sensores de reflexão de sinais. Estes equipamentos se comunicam com um computador que lê o alinhamento e tem um banco de dados em sua CPU que representa as dimensões do veículo.

A máquina de alinhamento 3D lê a geometria da suspensão com as informações selecionadas do banco de dados e mostra os desvios na tela do CPU por meio de ilustrações.

O equipamento de alinhamento leva em consideração o desgaste e a calibragem dos pneus para que a verificação seja o mais precisa possível. Os alinhamentos de câmber, cáster e convergência podem ser vistos a seguir.

Ao realizar o alinhamento, os amortecedores, buchas de suspensão e batentes podem ser inspecionados para que possam ser substituídos em caso de desgaste significativo.

Nossos Produtos

Orçamento sem Compromisso

Precisa de Informações?